O poeta e escritor português Fernando Marques lança em São Luís, o seu segundo livro, “Saudades, sonhos e emoções que alimentam a alma” no dia 27 de junho (terça-feira), a partir das 20h, no auditório da sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (Rua 44, Quadra 59, nº 23, Bequimão).

livro fernando marques

Na obra, o poeta, como um andarilho sonhador, nos faz viajar com ele por continentes na companhia desses três sentimentos que nutrem nossa vida: saudades, sonhos e emoções. Na mistura de sentimentos, uma história inspirada na vida do próprio autor, com sonhos que o despertam e o fazem acordar para persegui-los, e fazer disso a missão da sua existência.  Escrever um livro a partir de um sonho, nem sempre deve ser uma façanha muito fácil. Esta obra nasceu inspirada pelas recordações e saudades que emanam da minha alma”, ressalta Fernando Marques.

Segundo o escritor e poeta Nicolau Barros, que assinou a orelha do livro: “Quando saudades, sonhos e emoções mesclam-se na alma de um poeta da dimensão de Fernando Marques na plena liturgia do fazer sonhar, o resultado só poderia ser um: uma belíssima história, recheada de poesias”. A professora universitária e revisora da obra, Cecília Dutra, retrata o livro como reminiscências de um poeta português: “Muita sensibilidade, amor, emoção, afeto e saudade. Um autor do presente, mas que retrata passagens com um certo lirismo não fugindo do real e belo”, analisa Cecília.

Fernando Marques lançou seu primeiro livro “Mação – Rastos Existenciais” (autobiografia) em 2006, que conta a sua vida, desde a infância e adolescência em Portugal, a vinda e estadia no Brasil, até os seus 65 anos. E agora se prepara para lançar sua segunda obra, onze anos depois, mas que já vem sendo idealizada e trabalhada há um certo tempo pelo autor. O lançamento contará com uma pequena cerimônia de apresentação da obra, coquetel de lançamento e sessão de autógrafos. “Nesta altura da vida, nunca foi tão fácil iniciar o roteiro de um livro. No caso deste, mergulhei no passado e deixei que as recordações viessem à tona, e com elas, as emoções desses acontecimentos, que foram inevitáveis, para me inspirar a escrever e colecionar em forma de linhas, as minhas saudades, sonhos e emoções”, comenta o autor.

SOBRE O AUTOR

Fernando Marques, 76 anos, é poeta e escritor por paixão e vocação, nascido em Portugal, mas brasileiro de coração. Reside em São Luís há 40 anos, e mesmo tendo estudado apenas até o ensino fundamental, ler e escrever nunca foram empecilho para navegar por outros mares, descobrir outros mundos e transbordar seus sentimentos por meio das palavras.

Lançou em 2006 o seu primeiro livro, a sua autobiografia “Mação – Rastos Existenciais”, onde conta a sua história de vida e muitas aventuras vividas e desafios enfrentados, desde o nascimento em Portugal até a vinda para o Brasil.

SINOPSE – SAUDADES, SONHOS E EMOÇÕES QUE ALIMENTAM A ALMA

“Saudades, sonhos e emoções que alimentam a alma” consiste em relatos de Fernando Marques, que misturam ficção e realidade, passando por situações que fazem o autor lembrar de momentos diversos de sua trajetória, cheios de boas histórias, sonhos e emoções, numa leitura leve e envolvente, que vai alimentar a alma de quem ler.