Em comemoração ao aniversário de um ano do Literatura Mútua, o projeto idealizado e mediado pela jornalista Talita Guimarães anuncia uma intensa programação comemorativa com sarau, exposição fotográfica e encontros inéditos entre escritores durante a II Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense – FLAEMA, que acontece entre os dias 08 e 17 de setembro, das 10h às 22h no São Luís Shopping.

Em um ano em atividade realizamos 30 edições de conversas sobre leitura e escrita com 22 escritores distribuídos por 05 espaços parceiros, entre eles a AMEI, que acolheu o Literatura Mútua em uma parceria que assegura espaço para discussão e leitura dos autores maranhenses. Ao trazer a programação comemorativa do LM para a FLAEMA fortalecemos quem produz e pensa a literatura no nosso estado e celebramos essa articulação em torno da valorização dos nossos artistas”, afirma Talita Guimarães.

O Literatura Mútua na FLAEMA será realizado na Livraria e Espaço Cultural AMEI, casa parceira do projeto para realização de rodas de conversa com escritores. Confira a seguir a agenda comemorativa do projeto durante a feira:

  • SETEMBRO.2017 – 17h30 às 18h30

SARAU PALAVRA MUSICADA com o cantor e compositor Jô Santos, apresentando em sarau voz e violão um repertório de poemas musicados que demonstram a profunda relação entre a música e a poesia no cancioneiro brasileiro.

  • 08 à 17 DE SETEMBRO DE 2017 – 10h às 22h

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA 1 ANO DE LM, com 30 fotografias assinadas pela parceira do projeto Talissa Guimarães que captam momentos preciosos do percurso de um ano de escuta e partilha do Literatura Mútua.

  • SETEMBRO.2017 – 18h às 19h30

ENCONTRO DE MULHERES QUADRINISTAS DO MA com a presença de ADRIANA BEAUTYWITCH (desenhista e roteirista), GABI SOUSA (desenhista e roteirista), INGRID GARCÍA (jornalista e pesquisadora da área de HQ), LAÍSA COUTO (ilustradora) e participação do professor convidado Márcio Rodrigues (pesquisador de Quadrinhos e Diretor científico da coleção Estudos das Histórias em Quadrinhos/Editora Prismas).

  • SETEMBRO.2017 – 16h30 às 18h

ENCONTROS LM – De Aurora da Graça à Thayná Rosa: a poesia de duas gerações

Encontro das poetisas maranhenses Aurora da Graça e Thayná Rosa em roda de conversa sobre experiências de leitura e escrita poética.

  • SETEMBRO.2017 – 15h às 17h

ENCONTROS LM – De Lagoena à Lili Fritt: os universos fantásticos de Laísa Couto e Jaqueline Morais

Encontro das escritoras maranhenses Laísa Couto e Jaqueline Morais em roda de conversa sobre experiências de leitura e escrita de literatura fantástica.

  • SETEMBRO.2017 – 14h às 16h

ENCONTROS LM – A musicalidade dos poetas-letristas

Encontro dos poetas maranhenses Fernando Abreu e Lúcia Santos em roda de conversa sobre experiências de leitura e escrita em poesia e letra de música.

capas LM na FLAEMA_convidados

A entrada é gratuita e a mediação dos Encontros LM fica por conta da jornalista Talita Guimarães.

SOBRE LM – Projeto literário sem fins lucrativos, idealizado pela escritora e jornalista maranhense Talita Guimarães, que reúne escritores contemporâneos publicados ou não, em rodas de conversa mensais sobre experiências de leitura e escrita desde agosto de 2016 em São Luís. Em doze meses, o Literatura Mútua realizou 30 edições com 22 escritores em rodas de conversa distribuídas por 05 espaços parceiros: Galeria Trapiche, Feira do Livro de São Luís, Biblioteca Municipal do Bairro de Fátima, Centro de Ensino São Cristóvão e Livraria e Espaço Cultural AMEI.

TALITA GUIMARÃES – Nasceu em São Luís-MA (1989), é jornalista, escritora e assistente de direção da série O dia em que nos tornamos terroristas, exibida toda sexta-feira às 4h na TV Cultura. Autora de Recorte! (2015) e Vila Tulipa (2007), agraciado com Prêmio Odylo Costa, Filho no XXX Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís em 2006. Edita o site Ensaios em Foco (www.ensaiosemfoco.com), escreve e ilustra crônicas às quintas-feiras para o Armazém de Cultura (www.armazemdecultura.com) e desenvolve projetos para Cinema e TV Pública em São Luís-MA, onde reside.