Em julho, três cursos de férias sobre Histórias em Quadrinhos serão ofertados no Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho em São Luís. Os cursos de “Introdução à História do Mangá” (24h), “Quadrinhos e cinema” (24h) e “Quadrinhos de super-herois” (15h) serão ofertados entre os dias 03 e 29 de julho e ministrados pelo professor Márcio Rodrigues.

Cada curso, de natureza teórica, tem o valor de R$80,00 e todos fornecem materiais e emissão de certificado. As inscrições seguem abertas através do e-mail historiadosquadrinhos@gmail.com e/ou do telefone/whatsapp (98) 991114775.

Confira abaixo cronograma de cada curso:

“INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO MANGÁ”

cursos hq (1)
O curso proporciona conhecimentos sobre a história dos mangás, quadrinhos de origem japonesa difundidos em larga escala ao redor do mundo. Busca-se construir uma compreensão sobre a produção, circulação e recepção dessas histórias em quadrinhos, considerando diferentes contextos em que se inserem e as principais tendências apresentadas por essas narrativas gráficas. Há espaço considerável para apresentação dos autores e autoras do meio, dos vários estilos, públicos e repertórios. Além disso, considera os produtos que derivam dessas histórias em Quadrinhos e em que medida eles circulam em escala transnacional. Discute ainda em que medida eles difundem a cultura japonesa.

Público-alvo: a partir dos 12 anos
Dias e horários: Segundas e quartas, de 3 de julho a 26 de julho, das 15h às 18h
Carga horária total do curso: 24 horas
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa Filho – Praia Grande, São Luís – MA

“QUADRINHOS E CINEMA”

cursos hq (3)
O curso apresenta um panorama das transposições dos quadrinhos para o cinema, ao longo do tempo e em diferentes países. Mais do que propriamente um levantamento das adaptações de Quadrinhos realizadas para o cinema, o curso cumprirá a função de problematizá-las no âmbito dos diálogos possíveis entre Histórias em Quadrinhos e a “sétima arte”. Não se trata de apenas de tratar das produções que tem os super-heróis como principal filão ou de demonstrar as diferenças e as semelhanças entre o que é apresentado por cineastas e os quadrinhos que serviram de base ou inspiração, mas de colocar em evidência o que esse cruzamento produz em termos culturais. Nesse panorama, exibiremos e discorreremos sobre alguns exemplos significativos..

Público-alvo: a partir dos 12 anos
Dias e horários: Terças e quintas, de 4 de julho a 27 de julho, das 15h às 18h
Carga horária: 24 horas
Local: Centro Odylo Costa Filho – Praia Grande, São Luís – MA

“QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS”

cursos hq (2)
O curso é centrado na figura dos super-heróis, manifestações culturais fortemente inseridas na cultura contemporânea e lidos por diferentes faixas etárias ao redor do mundo. Por ser uma das principais referências que os leitores de quadrinhos tem sobre quadrinhos é preciso contextualizá-los, bem como apresentar os autores do meio, os vários estilos e repertórios narrativos. Aborda também os diferentes usos ideológicos e propagandísticos desses personagens, analisando em que medida alguns levantaram polêmicas, hastearam bandeiras e engendraram opiniões sobre temas importantes da agenda política atual. Destaca o imaginário constituído em torno deles e a problematização da condição humana que eventualmente oferecem.

Público-alvo: a partir dos 12 anos
Dias e horários: aos sábados, de 8 de julho a 29 de julho, das 9h às 12h30
Carga horária total do curso: 15 horas
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa Filho – Praia Grande, São Luís – MA

MÁRCIO RODRIGUES – Doutorando em História pela UFPA/Bolsista CAPES, pesquisador de Quadrinhos e Diretor científico da coleção Estudos das Histórias em Quadrinhos/Editora Prismas.