Encerrando a série de encontros inéditos entre escritores que fizeram história no Literatura Mútua, acontece neste domingo (17/09) a partir das 14h na Livraria e Espaço Cultural AMEI (São Luís Shopping) a roda de conversa A musicalidade dos poetas-letristas Fernando Abreu e Lúcia Santos com a presença dos poetas maranhenses comentando experiências de leitura e escrita em poesia e letras de música. A entrada é gratuita e a mediação é da jornalista Talita Guimarães.

“Com os Encontros LM pretendemos celebrar o aniversário do projeto promovendo diálogos inéditos entre escritores que estão produzindo em áreas afins como poesia, literatura fantástica e letras de música cada qual com sua voz, experiência e representatividade geracional singular”, considera Talita Guimarães, responsável pelo Literatura Mútua que há um ano realiza rodas de conversa gratuitas entre escritores contemporâneos em espaços descentralizados de São Luís.

“Ao reunir em conversa o Fernando e a Lúcia que representam uma poesia ousada e perspicaz, temos a oportunidade de ouvir as experiências de dois poetas contemporâneos maduros cujos versos se relacionam profundamente com o potencial da palavra musicada. Não é à toa que ambos acumulam parcerias com compositores, em comum entre eles o também maranhense Zeca Baleiro”, destaca Talita.

A programação de aniversário do Literatura Mútua acontece dentro da II Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense – FLAEMA e conta ainda com a exposição de fotografias “1 Ano de Literatura Mútua” assinada por Talissa Guimarães no Espaço AMEI, entre os dias 08 e 17 de setembro, das 10h às 22h no São Luís Shopping. A programação completa da II FLAEMA está disponível no endereço www.ameiosfl.org/programacao .

SOBRE LM – Projeto literário sem fins lucrativos, idealizado pela escritora e jornalista maranhense Talita Guimarães, que reúne escritores contemporâneos publicados ou não, em rodas de conversa mensais sobre experiências de leitura e escrita desde agosto de 2016 em São Luís. Em doze meses, o Literatura Mútua realizou 30 edições com 22 escritores em rodas de conversa distribuídas por 05 espaços parceiros: Galeria Trapiche, Feira do Livro de São Luís, Biblioteca Municipal do Bairro de Fátima, Centro de Ensino São Cristóvão e Livraria e Espaço Cultural AMEI.

TALITA GUIMARÃES – Nasceu em São Luís-MA (1989), é jornalista, escritora e assistente de direção da série O dia em que nos tornamos terroristas, exibida toda sexta-feira às 4h na TV Cultura. Autora de Recorte! (2015) e Vila Tulipa (2007), agraciado com Prêmio Odylo Costa, Filho no XXX Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís em 2006. Edita o site Ensaios em Foco (www.ensaiosemfoco.com), escreve e ilustra crônicas às quintas-feiras para o Armazém de Cultura (www.armazemdecultura.com) e desenvolve projetos para Cinema e TV Pública em São Luís-MA, onde reside.

FERNANDO ABREU – Maranhense de São Luís. Viveu na cidade de Grajaú, interior do estado, até os 13 anos. Durante cerca de dez anos editou a revista de poemas Uns & Outros, ao lado de outros integrantes da Akademia dos Párias, grupo que agitou a cena literária na capital maranhense entre o final dos 80 e meados dos 90. Tem quatro livros de poemas publicados, sendo o mais recente Manual de Pintura Rupestre (7 Letras, 2015). Antes vieram Aliado Involuntário (Exodus, 2011), O Umbigo do Mudo (Clara Editora, 2003) e Relatos do Escambau (Exodus, 1998). Como letrista, tem parcerias com Zeca Baleiro, Chico César, Marcos Magah e Nosly, entre outros. Tem poemas publicados nas revistas Germina, Modo de Usar, Sibila, Poesia Sempre e no Blog do Antonio Cicero. No momento está concluindo sua nova coletânea, intitulada Um circo na periferia do real, que deverá sair em 2018.

LÚCIA SANTOS – Natural de Arari-MA (1964), é poeta e letrista. Em 1992, publicou seu primeiro livro de poemas, Quase Azul Quanto Blue. Em 1997, obteve o primeiro lugar no XXIII Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, com o livro Batom Vermelho. Em 1999 mudou-se para São Paulo. Em 2006 publicou seu terceiro livro de poemas, primeiro de haicais, intitulado Uma Gueixa para Bashô. Participou de várias coletâneas de poesia, e tem seu nome no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho. Ao lado de atores, músicos e poetas, roteirizou e apresentou os espetáculos de poesia: Batom Vermelho, Cordel Technicolor, Eros&Escrachos, Dentro da Palavra, Cochichos de Bruxa, Ménage à Trois, Papas na Língua, Companhia Ausente e Versos sem Tarja. Como letrista, tem parcerias com Kleber Albuquerque, Kana Nogueira, Pedro Moreno, Adolar Marin, Clarissa Grova, Gabriel de Almeida Prado, Roberto Sampaio, Anderson Firpe, Zeca Baleiro, entre outros. Em 2016, lançou seu mais recente livro de poemas intitulado Nu frontal com tarja, pela Editora Reformatório.