Cinema, filosofia e reflexão crítica. Assim tem sido o debate gerado pela programação do Projeto Cine Filosófico, desenvolvido no Instituto Federal do Maranhão pelo professor de Filosofia Jorge Leão. E na próxima sexta (16), o debate da vez estará em torno do enredo de “Doze Homens e Uma Sentença”, que com história e roteiro de Reginald Rose, direção de Sydney Lumet e produção de Henry Fonda e Reginald Rose recebeu em 1957quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor filme. O filme começa a partir das 18h30min na sala de mestrado do IFMA – Campus Monte Castelo.

“Doze Homens e Uma Sentença é um filme forte, de suspense. Onze jurados estão convencidos que o réu é culpado por assassinato. O décimo segundo não tem dúvida sobre sua inocência. Como poderá este homem, interpretado brilhantemente por Henry Fonda, fazer com que os outros cheguem à mesma conclusão? É um caso em que aparentemente há provas avassaladoras contra um adolescente acusado de matar seu pai”, resume o professor Jorge, deixando a questão para o debate pós- filme.
As sessões do Cine Filosófico são gratuitas e abertas a comunidade. O Campus Monte Castelo fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, n/04, Monte Castelo, ao lado do Senai.